domingo, 31 de maio de 2009

Ditadura


-E dizem que a ditadura foi “branda”.
-Eu acho que foi !
Não,eu não podia concordar com aquilo.Como alguém poderia dizer que o militarismo foi APENAS uma fase ruim?
Olha eu não sou uma perita no assunto,mais de tudo que ouvi,li e vi relacionado a época negra da história Brasileira não encontrei nada de branda.
-Quando você afirma que não foi alarmante,você esta dizendo que todas a pessoas morreram em vão?Você está afirmando que a tortura foi banal?
-Não,claro que não,estou falando que não foi tão alarmente assim.Quero dizer,pessoas interioranas nem sabiam o que estava se passando na época.
-Mais e as que sabiam?As que lutavam pelo direito de expressão?
-Não eram a maioria no pais,quero dizer que a ditadura afetou mais as grandes metrópoles...
Eu achei melhor ficar calada.
Mais sabia que lá na minha cabeça não poderia calar meus pensamentos.
Toda essa conversa de ditadura começou agora a noite quando fomos assistir a TV e estava passando Roberto Carlos.Chegamos a conclusão que ele só é rei,porque na época do militarismo ele era pintado como qual.
-Enquanto o Raul e o Chico eram expulsos do Brasil,o Roberto cantava “calhambeque bi-bi”(nada contra)-eu ressaltei.
Ai a continuação resumida você já leu.
Minha duvida era:Será que o militarismo foi REALMENTE brando?
Eu pesquisei e logo na introdução dizia:” Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.”
Isso pra mim não é brando.
As pessoas lutavam (e morriam) pelo direito de se expressar,de cantar,de falar!A DITADURA NÃO FOI BRANDA!
Pessoas morriam aos montes só para o divertimento dos militares!
Se você que estiver lendo,tiver outra opinião,por favor expresse-a,me ajude a ver como a ditadura pode ter sido branda...Por que eu não estava lá.

3 comentários:

  1. Oi Annye, pra vc que gera aqui no mundo blogueiro boas reflexões... tenho um presentinho lá no meu blog...passa lá!Vi que comentou dele na comu do orkut... passa lá e me diz o que te toca?!
    Beijos! Amanha confere um post novo, acho que vai gostar!
    www.tocou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre que leio teu blog meu sorriso de orgulho vi de orelha à orelha.
    Perfeita a sua visão sobre o Roberto Carlos. Ele e o futebol foram utilizados como fatores alienantes. Enquanto gente morria nos porões da Ditadura o Brasil era tri-campeao em 1970.
    Que nunca mais nosso País passe por essa vergonha e que mais meninas cresçam com essa visão política, cultural e histórica aguçada que vc tem.
    Ah, e com quem foi o diálogo? fiquei curioso...

    bjos

    ResponderExcluir